Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Quais os cargos que serão mais demandados em TI até 2020

Quais os cargos que serão mais demandados em TI até 2020


Confira os conhecimentos que serão exigidos dos profissionais que atuam com tecnologia da informação no futuro.

Por Computerworld/EUA

No ano de 2020, o conhecimento técnico deixará de ser fundamental para quem atua no departamento de TI. Profissionais de todas as áreas das empresas terão relativo domínio dos recursos tecnológicos para desempenhar suas atribuições.

Ainda assim, visionários e especialistas em TI preveem uma busca expressiva por profissionais com capacidade de interpretar volumes enormes de dados. Aqueles que dominarem técnicas de segurança, souberem gerenciar questões críticas em sistemas recentes e transmitirem com clareza como a TI pode impulsionar os negócios, também terão espaço garantido nos departamentos de tecnologia da informação.
Acompanhe as profissões consideradas do futuro na área de TI:

1. Análise de dados

Lá por 2020, o volume de dados gerados anualmente estará na casa dos 35 zettabytes, ou 35 milhões de petabytes, informa a consultoria IDC. Isso seria o suficiente para construir uma torre de DVDs alta o bastante para chegar até a lua e voltar, afirma John Gantz, principal executivo de pesquisas da IDC.
A demanda por profissionais capacitados para depurar um volume monstruoso de informações será igual à estabelecida por pessoas habilitadas para cooperar com unidades de negócios na definição da natureza dessas informações.
Esse profissional, híbrido de tecnólogo e profissional de negócios, terá excelentes conhecimentos acerca dos processos e das operações comerciais. “Essas pessoas saberão identificar o tipo de informação necessária para as empresas e como transformá-las em lucro”, afirma o presidente e CEO da consultoria Foote Partners LLC, David Foote. “Você poderá contar com um contingente expressivo de pessoas com bons conhecimentos sobre a dinâmica da cadeia produtiva para transformar informação em dinheiro”, diz.

2. Avaliação de riscos

Segundo o visionário David Pearce Spyder, a gestão de riscos deverá apresentar alta demanda em toda a década de 2020, especialmente na hora em que as empresas se depararem com ambientes cada vez mais complexos de TI.
“Em épocas de grandes avanços como a atual - e que deve se manter até os anos 20 -, você inevitavelmente se depara com efeitos indesejados, cada vez que realiza um ensaio em um ambiente totalmente novo. Esteja certo de que pelo caminho irão surgir consequências inesperadas”, afirma. Como reflexo, as empresas irão caçar profissionais com capacidade de prever e de reagir a esses desafios.

3. Domínio da robótica

De acordo com o consultor de inovações Joseph Coates, do Estado de Washington (Estados Unidos), robôs exercerão cada vez mais tarefas, o que será uma excelente oportunidade para os profissionais de TI com especialização em robótica.
“Você pode pensar em robôs como dispositivos humanos, basta ampliar o conceito da palavra e abrigar em seu escopo tudo que funciona de forma automatizada”, relata Coates. Esses dispositivos irão executar pesquisas, cuidarão da manutenção e de reparos. Os especialistas explorarão o uso da tecnologia em mercados verticais. Por exemplo, determinados profissionais em robótica deverão se especializar no atendimento à saúde, desenvolver equipamentos para reabilitação, ao passo que outros poderão criar dispositivos para deficientes ou soluções voltadas para a educação.

4. Segurança da informação

Já que as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, a verificação de identidades e a proteção da privacidade deverão constituir grandes desafios em 2020. Haverá cada vez menos interações diretas e o volume de informações pessoais na internet será maior. Novas tecnologias vão tornar o furto de identidade cada vez mais sofisticado, informa um estudo realizado pela PriceWaterhouse Coopers.
“Vivemos uma época de riscos e isso se deve ao fato de muitos funcionários terem bons conhecimentos de tecnologia, mas ignorarem a importância da proteção de dados”, informa o relatório da Price. “Em 2020, isso mudará. Terá chegado a hora em que as empresas blindarão o contingente de dados de maneira robusta”, completa.

5. Administrar redes

Administração de redes e gestão da transmissão dos dados serão os cargos mais buscados para o departamento de TI em 2020. Mas, à medida que as organizações buscarem alternativas para reduzir os custos fixos com a folha de pagamento, elas vão contratar esses serviços de consultorias externas.
“A TI já estará operando em um ambiente extremamente enxuto no que se refere à mão de obra, tudo que restará será aumentar a produtividade”, diz Snyder, que acrescenta: “Os departamentos vão precisar que alguém venha até eles para explicar como usar as tecnologias.”
 
 
Acessado em http://computerworld.uol.com.br/carreira/2010/08/24/competencias-essenciais-para-trabalhar-em-ti-no-ano-de-2020-1/

Nenhum comentário:

Postar um comentário